EM RIACHO, SECRETARIA DE SAÚDE REÚNE PROFISSIONAIS PARA ALINHAR AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS

Riacho das Almas

Postado em 19 de Março de 2020 ás 00:52

A Secretaria de Saúde de Riacho das Almas segue antecipando as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Na manhã desta quarta-feira (18), foi realizada uma reunião de alinhamento com médicos da família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, dentistas e profissionais do Nasf. Participaram também o coordenador de Vigilância em Saúde Neto Lopes, a secretária de Saúde Scheyla Gonçalves e o prefeito do município Mário Mota. No encontro, foi alinhado com os profissionais o fluxograma dos atendimentos aos pacientes que possam apresentar sintomas da Covid-19.


“Nós trouxemos o perfil clínico desse paciente, estudos de caso e todas as pactuações de equipe para a realização do trabalho nesses casos”, explicou o coordenador de Vigilância em Saúde Neto Lopes.


De acordo com as informações repassadas, a orientação é de que a população procure as Unidades Básicas de Saúde em caso de febre e tosse. Para os pacientes que apresentarem além desses sintomas, qualquer desconforto respiratório (falta de ar), a recomendação é procurar a emergência do hospital. “Os casos mais graves são submetidos a exames laboratoriais para detecção do vírus.

No entanto, para sintomas comuns de resfriado e gripe sem maiores complicações, a orientação é que esse paciente fique em casa e tome bastante líquido”, recomendou Neto.


A Secretária de Saúde reforçou ainda as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde para evitar contaminações: “É extremamente necessária a colaboração da população. Permaneça em casa, lave as mãos frequentemente com água e sabão, evite contato físico e procure atendimento em caso de dificuldade para respirar”, afirmou Scheyla.


De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco tem 19 casos confirmados do novo coronavírus. Nenhum deles é em Riacho das Almas.