PANELAS CELEBRA A 49ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE JERICOS

Panelas

Postado em 02 de Maio de 2023 ás 22:15

A cidade de Panelas, localizada no Agreste de Pernambuco, realizou, entre 28 de abril e 1º de maio, a 49ª Edição do Festival Nacional de Jericos. O evento foi criado em 1973 com o objetivo de alertar as autoridades quanto à matança do animal, que tinha sua carne usada na produção de charque e um risco real da extinção da espécie. A data tornou-se uma tradição cultural e festiva na cidade.

A abertura do Festival aconteceu na sexta-feira, 28, com a inauguração de obras, shows com a Orquestra Flor de Lís e Cleoman. No sábado, 29, houve a corrida de jericos "Esquenta Casco", apenas para os competidores de Panelas, onde o campeão faturou uma moto 0 km. À noite, o palco foi animado com shows de Wallas Arraes e a Banda Mamelucos.

No domingo, dia 30, ocorreu a Missa do Vaqueiro em homenagem a Luiz Gonzaga, com a participação do poeta Oliveira de Panelas. Uma novidade nesta edição foi a competição de cavaleiros e amazonas, que concorreram a uma moto 0 km. À noite, os shows ficaram por conta de Alcymar Monteiro e Taty Girl.

Na segunda-feira, Dia do Trabalho, o evento teve início às 02h da madrugada com o Amanhecer do Festival, seguido pelo Munguzá do Turista, Missa em Ação de Graças dedicada aos trabalhadores e shows culturais. O ponto alto do dia foi a tradicional Corrida de Jericos, onde competidores de todo o Brasil concorreram a uma moto 0 km e mais 10 mil reais. Após a premiação, estimada em 60 mil reais, os shows foram com Solange Almeida, Mano Walter e Pedrinho Pegação.

O Consorcio de municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco - COMAGSUL, fez a doação de um freezer para o festival, contribuindo assim para o maior evento que homenageia o trabalhador na região. O Prefeito Ruben Lima, demostrou satisfação com o resultado do evento que conseguiu reunir cultura, festa, música e turismo, trazendo inúmeros visitantes para a cidade. A celebração do Festival Nacional de Jericos já é uma tradição em Panelas e região, e promete continuar atraindo grande público na edição de número 50 em 2024.

COMAGSUL – 20 anos promovendo a Integração Regional.