GTC – A História que se faz dos jovens que transformam o pouco em muito através do Teatro

Camocim de São Félix

Postado em 20 de Dezembro de 2019 ás 00:17

O sol mal despertou a cidade, o jovem Carlos Paixão se desloca do Bairro do Cruzeiro, onde reside, para um “ateliê improvisado” montado num dos prédios públicos. Nos passos, o anseio de fazer da arte um caminho de transformação. Outros jovens dos mais diversos bairros o acompanham numa marcha juvenil. Carlos é coordenador do Grupo de Teatro Camocim (GTC) da pacata Camocim de São Félix, no Agreste e tem um objetivo fixo: transformar vidas através da cultura.

Nascido no berço da educação e fé, o Grupo de Teatro de Camocim nos dias atuais reúne cerca de cinquenta jovens que transformam sucata em arte. Os figurinos da Paixão de Cristo e Nascimento do Menino Jesus – duas encenações chaves do grupo -são confeccionados com materiais que por hora pareciam inutilizáveis: garrafas pets; tampas de vaso sanitário; vidros; madeira. Inspirados na humildade, Grupo de Teatro encena “O Nascimento de Jesus” na cidade de Camocim de São Félix, Agreste. Quem visita o ateliê nesses dias, encontrará muito trabalho e empenho. “Os jovens se doam para o teatro e dessa forma evitam cair no mundo da criminalidade”, aponta Carlos. As primeiras apresentações aconteceram na Escola Estadual Quintino Bocaiúva e na Matriz de São Félix, quando toparam o desafio de fazer uma apresentação em Praça Pública. A novidade mobilizou a cidade que acorreu para testemunhar uma apresentação simples, mas movida por muito amor individual, talento e fé.

A trupe recebe apoio cultural da prefeitura da cidade, que é destinado a compra de tintas, tecidos, madeiras, ornamentos para os cenários. “A maioria das coisas nós aproveitamos de cada apresentação e buscamos inclusive no lixo coisas que podem ser aproveitadas”, ressalta do diretor do Grupo. Em 2019, o Teatro levou a apresentação para o Ginásio Municipal Evaldo Cabral, com a presença do Padre Airton Freire, da Fundação Terra de Arcoverde, Sertão do Estado. Com uma bilheteria simbólica e doação de alimentos, a quadra ficou lotada por pessoas que se emocionaram com o tema e principalmente com os talentos dos jovens de Camocim. O desafio seguiu e o Grupo encena no dia 22 de dezembro a peça “O Nascimento do Menino Jesus” que contará novamente com o Criador da Fundação Terra. “Gostaríamos de encenar na rua, mas, infelizmente, o comércio local não nos ajuda muito e o crescimento da quantidade de jovens no teatro e a necessidade de montar uma coisa bonita tem um custo e cobrimos com a bilheteria”, explica Carlos.

A apresentação “Nascimento do Menino Jesus” será encenada a partir das 19h00min do dia 22 de dezembro de 2019. O lote inicial do ingresso está sendo vendido a R$10,00 mais um quilo de alimento não-perecível que será remetido à Fundação Terra e famílias carentes da cidade.