Agrestina reúne famílias e promove espetáculo de Natal em praça pública

Agrestina

Postado em 20 de Dezembro de 2019 ás 00:04



A terra da Mazuca e Capital do Chocalho, Agrestina, mostrou que também sabe fazer bonito quando o assunto é celebração natalina. Uma “Cantata de Natal”, realizada na noite de ontem, dia 15, reuniu as famílias na Praça Padre Cícero, num espetáculo repleto de cores, luzes, e encantamento. 


A cidade se preparou para o ciclo natalino com iluminação pelos principais pontos da cidade. A igreja Matriz de Santo Antônio, a praça principal e algumas ruas, avenidas e pracinhas, ganharam um brilho especial.  


Em frente à igreja matriz, uma programação gratuita e aberta ao público chamou a atenção da população para o simbolismo da data. A abertura contou com o talento musical dos jovens da Banda Municipal Pulquerio José de Souza. As pequenas bailarinas que integram o serviço de Balé Municipal encantaram a todos com os movimentos de dança clássica e os temas preparados para a ocasião, entre eles “Natal das Crianças”, “Um sino feliz”, “A valsa dos patinadores”, “Vem que está chegando o Natal”, “Se uma estrela aparecer”, “Anoiteceu” e por fim “Para não ser triste”, este último protagonizado por uma bailarina do Movimento de Dança Wanderson José, da cidade de Gravatá-PE. 


Não é novidade que no Nordeste a celebração natalina tem sua forma única de ser, e o clássico divide espaço com o popular. O reisado e o pastoril, manifestações folclóricas que integram o ciclo das festas natalinas desta região, tem sua tradição mantida no município. As crianças, da Escola Municipal Floriano Peixoto, e os idosos, do Centro do Idoso, viraram atores da cultura com seus grupos de danças populares, e se apresentaram na cantata. Os alunos dos serviços sociais do município também embalaram o público com voz e violão. 


Além da comunidade em geral, o vice-prefeito, Zito da Barra, o anfitrião e secretário de Cultura e Turismo, Josenildo santos, outros gestores prestigiaram o evento, como os secretários Josué Mendes, Marizete Diodato, Joelma Leite e Saulo Batista.


De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, realizadora do evento, esta é mais uma intervenção cultural que pontua as ações do “Encantos de Natal”, que acontece desde o ano de 2013 no município, chamando a atenção para o real sentido do Natal, visando também fazer com que as comunidades ocupem cada vez mais os espaços públicos, fortalecendo, dessa forma, a socialização entre a população. O evento encerrou as atividades da Secretaria de Cultura e Turismo do ano de 2019.


Fotos: Adriano Monteiro