FORMAÇÃO INICIAL EM PANELAS - PE

Formação Profissional, parte integrante do Programa de Voluntariado

Postado em 19 de Setembro de 2023 ás 07:58

No dia 11 de setembro, segunda-feira, a cidade de Panelas iniciou a Formação Profissional, parte integrante do Programa de Voluntariado, cuja a reunião ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele Município.

A reunião em tom didático e orientativo, contou com a presença da Secretária Adjunta de Infraestrutura Jeisiane Isabella, e dos integrantes do Programa Municipal de Preservação Ambiental – PROAMB, iniciando daquela forma o Projeto Pedagógico de Voluntariado e Cidadania.

O Consórcio Público COMAGSUL, no seu papel de Autarquia do Município, se fez presente coordenando a 1ª Reunião de Formação Inicial, levando informações, capacitação e clareza em relação ao Programa de Voluntariado, no qual, ainda foi possível esclarecer dúvidas dos participantes presentes em relação aos direitos e deveres dos Voluntários.

O conteúdo programático da Formação Inicial observou aspectos de civismo, espirito patriótico, questões de caráter municipalista, além de mensurar situações de mitigação no que se refere ao desemprego e melhoria da renda das famílias, as quais dispõe de voluntários no PROAMB – Panelas.

A formação inicial é uma exigência da Lei federal 14.370/2022, que disciplinou a atuação de Agentes Civis Voluntários nos Municípios e Distrito Federal.

O voluntariado civil tem como pressuposto a atuação de pessoas que possam dedicar parte do seu tempo em atividades acessórias no âmbito dos Municípios, colaborando sobremodo com as administrações locais.

O espírito colaborador e dedicação em projetos e programas de cunho comunitário são a tônica para a participação, além de se tornar um complemento para as famílias de baixa renda.

Estiveram presentes representando o Consórcio Público COMAGSUL, Betânia Ribeiro, Coordenadora de Articulação Política, e o Dr. Bartolomeu Mendonça, Coordenador de Projetos da Autarquia.

A reunião iniciou-se às 15h00 e seu encerramento ocorreu aproximadamente às 18h00.

O COMAGSUL cumpre sua missão de auxiliar neste importante Programa que permite complementar a renda de trabalhadores e trabalhadoras daquela cidade, com clareza, informações e preparação para outras atividades no futuro em cogestão com o Poder Executivo do Município.

COMAGSUL – 20 Anos

Promovendo a Integração Regional.

Fotos: Renato Neves