COMAGSUL realiza ações no OUTUBRO ROSA

COMAGSUL – 20 anos de integração regional e cuidados com a saúde

Postado em 19 de Outubro de 2022 ás 23:01

O mês de outubro é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O movimento conhecido como OUTUBRO ROSA, é celebrado anualmente desde os anos 90 e o objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de novos casos foram estimados em 2020 em todo o mundo, o que representa aproximadamente 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com taxas maiores nos países desenvolvidos.

Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 novos casos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

A Câmara Temática da Mulher do COMAGSUL, (Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco), através do Núcleo Intermunicipal de Gestão em Saúde, promoveu nesta segunda feira (17) em Riacho das Almas, uma ação de cunho preventivo e orientativo sobre o câncer de mama e do colo do útero.

Na terça feira (18) foi a vez de Cupira, também no agreste do Estado, ser contemplada com a ação. O momento foi marcado com exames de mamografia, ações de educação em saúde, a exemplo do autoexame como forma de prevenção, além de distribuição de material informativo para as mulheres, o que gera mais acesso à informação e o reforço no combate ao câncer de mama no mês dedicado a este propósito.

COMAGSUL – 20 anos de integração regional e cuidados com a saúde.