PARABÉNS, Agrestina, Lagoa dos Gatos, São Joaquim do Monte, Catende, Maraial e Jurema! 94 anos de Emancipação Política

O COMAGSUL parabeniza os seis municípios consorciados que festejam sua emancipação política

Postado em 11 de Setembro de 2022 ás 14:14

O COMAGSUL parabeniza COM GRANDE ALEGRIA, 6 municípios consorciados que festejam sua emancipação política no dia 11/09.

AGRESTINA, LAGOA DOS GATOS, SÃO JOAQUIM DO MONTE, CATENDE, MARAIAL E JUREMA, cidades que ficam localizadas na região agreste e mata sul do estado de Pernambuco.

Emancipadas em 11 de setembro de 1928, as SEIS cidades tem em comum uma história de vitorias, conquistas, progresso e desenvolvimento social e cultural. 

A história descreve esses municípios com pessoas de um coração guerreiro e acolhedor, que juntos construíram um lugar para crescer e morar com o direito conquistado para chamar o local de lar.

Para comemorar a data, a maioria das cidades citadas realizaram shows, desfiles, apresentações e atividades culturais. Parabéns aos seis municípios associados ao COMAGSUL pelos seus 94 anos de emancipação política, e pelo caminho de excelência e crescimento que sempre vem mostrado há mais de nove décadas, em suas ações e atividades.


AGRESTINA

O município foi emancipado através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928 com o nome de Agrestina, desmembrando-se do município de Altinho. O topônimo foi escolhido por localizar-se no coração do Agreste Pernambucano. Administrativamente, é composto pelos distritos sede, Barra do Chata e Barra do Jardim, além dos povoados de Pé de Serra dos Mendes, Santa Tereza, Água Branca, Cruz e Cachoeira.


LAGOA DOS GATOS

Passou a ser Cidade com a denominação de Frei Caneca pela Lei Estadual nº. 1931, de 11 de setembro de 1928. Restabeleceu o seu primitivo e tradicional topônimo de Lagoa dos Gatos pelo Decreto nº. 235, de 9 de dezembro de 1938. Administrativamente, o município é formado pelos distritos: Sede, Entroncamento, Igarapeassu e Lagoa do Souza.


SÃO JOAQUIM DO MONTE

Foi elevado à categoria de município com a denominação de São Joaquim, pela lei estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o município de São Joaquim, passou a chamar-se Camaratuba. Pela lei estadual nº 416, de 31 de dezembro de 1948, passou a denominar-se São Joaquim do Monte.


CATENDE

Originalmente, Catende foi um distrito, subordinado a Palmares, criado pela lei municipal nº 1, de 29 de novembro de 1892. Foi elevado à condição de vila por força da lei estadual 991, de 1º de julho de 1909. Essa situação se manteve até 11 de setembro de 1928, quando a lei estadual 1.931 deu-lhe foros de município, desmembrando-a de Palmares. 


MARAIAL

O distrito de Maraial foi criado em 17 de Dezembro de 1904, subordinado ao município de Palmares. Em 14 de Janeiro de 1913, tornou-se uma vila. Foi elevado à categoria de município em 11 de Setembro de 1928. O município foi instalado em 1 de janeiro de 1929.


JUREMA

Organizou-se então a povoação com o nome de Jurema, que tem origens nos juremais. Em 1928 foi elevada à categoria de cidade.

Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Santo Antônio das Queimadas. Anualmente, no dia 11 de setembro Jurema comemora a sua emancipação.



PARABÉNS, AGRESTINA, LAGOA DOS GATOS, SÃO JOAQUIM DO MONTE, CATENDE, MARAIAL E JUREMA!