ENCONTRO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS 2024

Fortalecimento da atuação conjunta de municípios na administração municipal

Postado em 22 de Fevereiro de 2024 ás 16:02

No dia 21 de fevereiro de 2024, aconteceu na Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE, no Recife, o primeiro dia do Encontro Estadual de Consórcios Públicos.

O COMAGSUL esteve presente no evento que foi programado para acontecer até o dia 22, onde foram debatidos, entre outros assuntos, o fortalecimento da atuação conjunta de municípios na administração municipal.

O encontro foi aberto por Edson Ávalo Marin, anfitrião do evento, ao lado de representantes de todas as esferas da gestão pública de Pernambuco.

Debates e mesas temáticas aconteceram na Escola Judicial do Estado, fomentando assim a informação e o diálogo direto com os Consórcios.

Na oportunidade, foram debatidos temas como a Lei de Improbidade Administrativa: inovações e diretrizes de prevenção. Dentre os debatedores, destaque para o procurador de Justiça, Fernando Capez; do Advogado e Consultor Jurídico, Alexandre Ávalo; Procurador aposentado do Município do Recife, Leucio Lemos, além do presidente nacional do Conselho Jurídico da Fenaconp, Antônio Sérgio Baptista.

Ainda na programação, os participantes tiveram momentos para discutir o papel dos consórcios na saúde, educação e gestão de resíduos sólidos nos municípios, como também as limitações em ano eleitoral e a transição de mandatos nestas autarquias municipais.

Para o presidente da Federação Nacional de Consórcios Públicos - Fenaconp, Edson Ávalo Marin, os consórcios públicos têm se destacado como ferramentas estratégicas para a eficácia da gestão pública. A colaboração entre entidades municipais fortalece a capacidade administrativa, promovendo o desenvolvimento regional.

Representando o COMAGSUL estavam o Dr. Marcelo Antônio, Procurador Jurídico, Dr. Bartolomeu Mendonça, Coordenador de Programas, Luziene Ferraz, Coordenadora Financeira, Betânia Ribeiro, Coordenadora de Articulação, Laís Oliveira, Engenheira Ambiental, Hildeberto Rodrigues, Coordenador Administrativo e Wélio César, Controlador da Autarquia.

COMAGSUL - 21 Anos promovendo a Integração Regional.