FORMAÇÃO INICIAL EM LAGOA DOS GATOS-PE

Parte integrante do Programa de Voluntariado

Postado em 11 de Outubro de 2023 ás 09:27

O Município de Lagoa dos Gatos-PE realizou na terça-feira, 26/09, o inicio da Formação Profissional, parte integrante do Programa de Voluntariado, cuja a reunião ocorreu na quadra da Escola Cordeiro Filho.

A reunião em tom didático e orientativo contou com autoridades, a exemplo do Prefeito do Município, Bel. Stênio Albuquerque, além de Secretários e fundamentalmente os voluntários cadastrados nos programas desenvolvidos pelo Município.

Dentre outros benefícios para o setor público, como o despertar do civismo, o engajamento de pessoas da comunidade no serviço público, sem perder de vista a geração de renda, melhorando assim a massa financeira das famílias Lagoagatenses.

O Consórcio Público COMAGSUL, no seu papel de Autarquia do Município, se fez presente coordenando a 1ª Reunião de Formação Inicial, levando informações, capacitação e clareza em relação ao Programa de Voluntariado, no qual, ainda foi possível esclarecer dúvidas dos participantes presentes sobre os direitos e deveres dos Voluntários.

O conteúdo programático da Formação Inicial observou aspectos de civismo, espirito patriótico, questões de caráter municipalista, além de mensurar situações de mitigação no que se refere ao desemprego e melhoria da renda das famílias, as quais dispõe de voluntários no Programa de Meio ambiente – PROAMB na Lagoa dos Gatos.

A formação inicial é uma exigência da Lei federal 14.370/2022, que disciplinou a atuação de Agentes Civis Voluntários nos Municípios e Distrito Federal.

O voluntariado civil tem como pressuposto a atuação de pessoas que possam dedicar parte do seu tempo em atividades acessórias no âmbito dos Municípios, colaborando sobremodo com as administrações locais.

Estiveram presentes representando o Consórcio Público COMAGSUL, Betânia Ribeiro, Coordenadora de Articulação Política, Coordenador Administrativo Hildeberto Rodrigues, Dr. Bartolomeu Mendonça, Coordenador de Projetos da Autarquia, a pedagoga Fátima Lira, a quem compete preparar o plano de curso, conteúdos programáticos para compor o plano de aulas, e o plano de avaliação dos voluntários, além de outros colaboradores.

A reunião iniciou-se às 09h30 e seu encerramento ocorreu alguns minutos após o meio dia.

O COMAGSUL cumpre sua missão de auxiliar neste importante Programa, que permite a formação complementar dos voluntários, visando sua preparação para o mercado de trabalho futuro.

Clareza nas informações e motivação para outras atividades foram a tônica do encontro que contou com a quase totalidade dos voluntários que prestam suas atividades acessórias no Município.

COMAGSUL – 20 Anos

Coordenando Programas de Voluntariado.

Foto: Josilene Patrícia