FORMAÇÃO INICIAL DE ALTINHO - PE

A reunião contou com a presença do corpo de voluntários vinculados ao Programa de Preservação Ambien

Postado em 04 de Setembro de 2023 ás 23:37

A cidade de Altinho no Agreste do Estado de Pernambuco iniciou o seu processo de FORMAÇÃO CONTINUADA, parte integrante do Programa de Voluntariado daquele Município, realizado no Teatro Paroquial ao lado da Matriz de Nossa Senhora do Ó, com a consultoria do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul - COMAGSUL.

A reunião pedagógica ocorreu nesta quinta-feira, 10 de agosto, ocasião que contou com a presença do corpo de voluntários vinculados ao Programa de Preservação Ambiental – PROAMB, iniciando assim o Projeto Pedagógico de Voluntariado e Cidadania.

O Consórcio Público, no seu papel de auxiliar do Município, se fez presente na 1ª Reunião de formação inicial, levando informações, capacitação e clareza em relação ao Programa de Voluntariado, contando com a adesão dos Altinenses envolvidos no Programa.

A primeira reunião de formação inicial é uma exigência da Lei federal 14.370/2022, que disciplinou a atuação de agentes civis voluntários nos Municípios e Distrito Federal.

O voluntariado civil tem como pressupostos a atuação de pessoas que possam dedicar parte do seu tempo em atividades acessórias no âmbito municipal.

O espírito cívico e dedicação em projetos e programas de cunho comunitário são a tônica para participação, além de se tornar um complemento de renda para as famílias de baixa renda.

A palavra inicial foi da Coordenadora de Articulação da Autarquia Betânia Ribeiro, e logo após, seguiu-se a apresentação da formação continuada ministrada pelo Dr. Bartolomeu Mendonça, este, Coordenador de Programas, além da presença do Coordenador Administrativo Hildeberto Rodrigues e do Controlador Geral do órgão, Wélio Cesar.

A ação pedagógica segue os Parâmetros da Lei no tocante ao serviço de Voluntariado.

Os participantes da formação puderam tirar dúvidas, ouvir explicações e entender o funcionamento de todo o processo, quanto a forma legal e da dinâmica transparente.

O Secretário de Infraestrutura, Nilton Cavalcanti – Porteiras, destacou a importância do Programa para a conscientização e práticas relativas ao meio ambiente no Município.

O Consórcio COMAGSUL se destaca mais uma vez por trabalhar com transparência junto à população da Região Agreste, realizando a cogestão de vários programas que ajudam a mitigar as dificuldades dos municípios consorciados, e por consequência de toda a Região.

COMAGSUL – 20 Anos

Promovendo a Integração Regional.

Foto: Renato Neves