Altinho

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.


O município está inserido na unidade geoambiental do Planalto da Borborema, a 454 metros de altitude. O relevo apresenta-se suave e ondulado. A vegetação nativa é composta por caatinga hiperxerófila.


Altinho encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Una.


Tem como principais tributários o Rio da Chata e os riachos da Cabeleira, do Morcego, da Mandioca, do Saco, do Letreiro e Exu, todos em regime de escoamento intermitente.


Como bem informa o conceito de densidade demográfica, trata-se da relação entre população e área, geralmente em km2 (quilômetro quadrado). Altinho detém uma população de 27.002 hab e uma área de 454 km2 (conforme dados geográficos ao lado). Sua densidade é, portanto, o resultado da divisão da população (27.002 hab) pela área (454 km2). Logo, sua densidade é 59,47 hab/km2 , pelo que se impõe esta corrigenda.