Lajedo

A História de Lajedo começa a partir da interiorização da atividade pecuária, responsável pelo surgimento de fazendas na região do agreste do Estado. O Desbravador da propriedade Cágado, Sr. Vicente Ferreira, instalou-se juntamente com seus filhos e escravos, e ficou conhecido como fundador da cidade. Mais tarde, em 1852, seu filho José Ferreira da Silva construiu a primeira casa e deu origem ao povoado de Santo Inácio dos Lajeiros.


Território


O Território que compreende a atual Lajedo, por volta de 1860 compreendia a Fazenda Cágado, de propriedade do Sr. Vicente Ferreira.


Por efeito da Lei Provincial de 30 de Abril de 1860, foi criado o Município de São Bento do Una, e Lajedo passou a integrar seu espaço territorial. Lajedo também já foi parte de Garanhuns, antes de ser Povoado de São Bento.


Tempos depois, em 28 de Junho de 1890, Canhotinho fica independente de São Bento. Como Lajedo fazia parte de seu território, virou povoado do novo município


em 24 de Dezembro de 1948,o Governador Barbosa Lima sanciona a Lei 377, que confere a Lajedo sua autonomia política em relação a Canhotinho, porém, o aniversário da cidade é no dia 19 de Maio, pois este é o dia em que foi empossado o primeiro prefeito eleito da cidade.


A Nova Prefeitura foi instalada em 19 de janeiro de 1949, e o primeiro prefeito de Lajedo foi o Sr. Guilhermino Virgulino de Sobral, nomeado pelo então governador a época. Guilhermino assumiu o cargo em 19 de janeiro de 1949 até 19 de maio do mesmo ano, quando então o entregou ao presidente da Câmara de Vereadores, o Sr. Adalberto de Castro Barreto, que exerceu a função por 17 dias enquanto se preparava a festa para entrega ao novo Prefeito eleito em 8 de Maio de 1949. Com 204 votos, José Nonato de Oliveira do PSD venceu a disputa com o Sr. Francisco Cordeiro Magalhães da UDN. José Nonato de Oliveira tomou posse no dia 5 de junho de 1949.